Em estudo recém-publicado pelo pesquisador Dr. Lucas Reis, vê-se que a área de marketing se destaca na adoção da tecnologia, com uso intenso para analisar métricas e personalizar jornadas do consumidor.
A Inteligência Artificial Generativa passou do status de moda passageira e se incorporou no funcionamento das empresas de diferentes setores, com destaque para a adoção na área de marketing. Esta é a conclusão do estudo “From Hype to How: Adoção da IA Generativa na Área de Marketing”, elaborado pelo pesquisador Lucas Reis, Doutor em Comunicação e Presidente da ABMP
Conforme os dados do relatório, a adoção de IA Generativa cresceu 97% no último ano, evidenciando que as organizações estão cada vez mais integrando essa tecnologia em suas operações cotidianas. A pesquisa revela que o marketing é a área onde essa tecnologia encontrou maior aplicabilidade, sendo usada em 34% das Organizações não apenas para a criação de conteúdos, mas também para a personalização de experiências do consumidor e a otimização de estratégias de captação de leads.
Lucas Reis destaca que a tese de adoção de IA está calcada no ganho de produtividade, viabilização de novos projetos que gerem receita, que seriam inviáveis sem os recursos desta tecnologia, e a construção de um diferencial competitivo para a corporação. “Não à toa, as empresas que geram mais impacto com uso da IA Generativa são as que têm um roadmap de implementação alinhado com a alta direção e que investem em soluções para além das básicas disponíveis no mercado”, afirma o pesquisador.
Além disso, o estudo ressalta que, apesar do crescimento expressivo, ainda há muito espaço para amadurecimento e expansão do uso da IA Generativa. Muitas empresas estão apenas começando a explorar seu potencial, especialmente em áreas como a análise de dados e o monitoramento de métricas de branding. Dos profissionais de marketing entrevistados, 86% pretendem intensificar o uso de IA nos próximos anos para otimizar suas campanhas e aumentar a eficiência de suas operações.
O levantamento também aponta que, embora a adoção da IA esteja avançando, existem desafios a serem enfrentados. Questões relacionadas à precisão das entregas feitas pela tecnologia, propriedade intelectual e privacidade são algumas das preocupações destacadas pelas empresas. Lucas Reis reforça a importância de abordagens regulatórias e éticas para mitigar esses riscos e aumentar a confiança no uso da tecnologia, e lembra que o tema da Regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil está em discussão no Senado Federa.
A pesquisa “From Hype to How: Adoção da IA Generativa na Área de Marketing” está disponível para download e traz insights detalhados sobre as tendências, desafios e oportunidades da IA Generativa no setor de marketing. Clique aqui para acessar o relatório completo.