Inovação a Serviço do Turismo: Como a Bahia está utilizando a tecnologia para impulsionar o turismo, gerar empregos e valorizar a cultura local? - Scream Festival

Inovação a Serviço do Turismo: Como a Bahia está utilizando a tecnologia para impulsionar o turismo, gerar empregos e valorizar a cultura local?

Fotografia/ Francisco Moreira e Gilbetto Silva

A Bahia, conhecida por sua rica cultura, história e beleza natural, tem investido em tecnologia para impulsionar o turismo, um dos pilares da economia do estado. A parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Secretaria de Turismo (SETUR) tem gerado resultados promissores, com projetos inovadores que visam melhorar a experiência dos turistas, gerar empregos e valorizar a cultura local.

“A gente trabalha cultura, a gente trabalha ciência, trabalha saúde, trabalha educação, é uma pauta transversal, não consegue trabalhar sozinha”, afirma André Joazeiro, secretário da SECTI, destacando a importância da integração de diferentes áreas para o sucesso do turismo na Bahia.

Um dos exemplos de sucesso é o software desenvolvido para otimizar os roteiros náuticos na Baía de Todos os Santos. Com a variação das marés, os roteiros tradicionais se tornavam imprevisíveis, prejudicando a experiência dos turistas e a logística das empresas de turismo. O novo software, que integra a tábua de marés em tempo real, permite que os turistas e as empresas planejem os roteiros de forma mais eficiente, garantindo uma experiência mais segura e agradável.

“O plano de turismo da Bahia de Todos os Santos não pode ser feito com roteiro estático, porque a maré muda todo dia”, explica André Joazeiro. “Esse software é uma plataforma que está sendo desenvolvida em parceria conosco para que o turista entre e monte o seu roteiro ali na hora, sabendo que horas vai ter a balsa saindo, porque dependendo do horário que sair e chegar em Cachoeira e atracar, ele não consegue voltar, a maré baixa e o barco fica lá”.

Além disso, a Bahia tem investido no desenvolvimento de tecnologias para o setor audiovisual e de games, que também atraem turistas para o estado. A produção de filmes, séries e jogos com temática baiana, por exemplo, valoriza a cultura local e gera empregos para profissionais da área.

“Quando a gente trabalha esse setor, ele traz um monte de turismo para cá”, ressalta André Joazeiro. “Desenvolver tecnologia para o audiovisual e para o game é também uma forma de atrair turista para a Bahia”.

Ainda há muito a ser feito para que a tecnologia seja utilizada em todo o seu potencial no turismo baiano. É preciso investir em infraestrutura, como a ampliação da oferta de internet banda larga no interior do estado, e incentivar a criação de startups que desenvolvam soluções inovadoras para o setor.

Com o apoio do governo, da iniciativa privada e da academia, a Bahia tem o potencial de se tornar um destino turístico ainda mais atrativo e competitivo, impulsionado pela tecnologia e pela valorização da sua cultura.