Kick Off do Scream reuniu especialistas e lideranças para mapear as tendências mais relevantes para o cenário local
O planejamento do Scream Festival pela primeira vez contou com um Kick Off, evento que reuniu profissionais e lideranças baianas para discutir as tendências mais relevantes que integrarão a grade do Festival 2024. O encontro ocorreu no último 6 de junho, das 8h30 às 12h, na a Doca 1 – Comércio, em Salvador. Temas como desinformação, diversidade e o futuro da televisão foram pontos de discussão.
De acordo com Lucas Reis, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), realizadora do Scream, a edição deste ano, que tem previsão para ocorrer nos dias 4 e 5 de dezembro, vem para suprir a lacuna de festivais sobre tendências e inovação na capital baiana.
“Neste ano, vamos ampliar o público presente, atraindo cada vez mais pessoas de áreas tão distintas como indústria, saúde e música. O Scream vem se consolidando como o evento para se atualizar sobre as tendências mais relevantes. Este Kick Off vem para mapear o que faz sentido para nossa realidade, seja o que é falado em eventos internacionais, e aquilo que não tem espaço lá, mas faz sentido pra gente”, destaca o presidente.
O primeiro painel serviu como inspiração, e contou com palestra de Flávia Gonçalves, diretora de marca da agência Leiaute; Potyra Lavor, CEO da IDW, realizadora do Afropunk e responsável pela vinda de Beyoncé à Bahia; e Isaac Edington, Presidente da Saltur, falando principalmente sobre a necessidade de implementações efetivas e estratégias de branding e ESG na jornada empresarial.
Já o segundo painel foi focado em tendências não-óbvias e nas peculiaridades locais. Quem compartilhou suas experiências foi Nina Santos, intelectual, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e Carism/Université Paris II, além de referência no combate a desinformação através do veículo Desinformante, que falou sobre o olhar da sociedade civil no combate à desinformação.
“A primeira coisa que a gente precisa se dar conta é de que a desinformação tem conexão com vários outros momentos da nossa vida que não são só um momento eleitoral. Por exemplo, nas enchentes no Rio Grande Do Sul, a gente tem visto como os processos de desinformação tem afetado o processo de auxílio de ajuda às pessoas que estão passando por aquele momento de crise e como os temas ambientais são extremamente afetados pela desinformação. Também afeta de maneira desigual vários grupos sociais”, pontuou a pesquisadora.
Já Juliana Jozzolino, diretora comercial da Rede Bahia e responsável pelas receitas de 14 empresas que compõem o maior grupo de comunicação do Norte-Nordeste, compartilhou sobre as tendências e o futuro da TV 3.0. “Nada mais é do que a tecnologia no conteúdo com uso de dados. Não tem volta. A gente já está vivendo a era da TV 2.5 e já a gente vai vivenciar a TV 3.0 que vai trazer inúmeros benefícios para todos nós, vai ser um mundo mágico. Precisamos todos estar em modo beta, porque se a gente não tiver em total atualização, se a gente não estiver inovando, a gente não vai conseguir acompanhar”, destacou.
O espaço também contou com palestra de Mirtes Santa Rosa, publicitária, especialista em Comunicação e Gestão de Marcas e CEO do Portal Umbu. Sua fala foi centrada na necessidade da inovação sair da bolha e a diversidade ser um ponto forte, para que possamos a potência dos talentos de grupos minorizados.
Após os painéis, os convidados foram divididos em grupos para listar temas, abordagens, pessoas, iniciativas e formatos que fomentarão o festival deste ano. Agora, o conselho curador formado em 2018 fará a análise das tendências mapeadas e conectará todas as ideias para formar a edição do Scream 2024.
“Nosso festival sempre buscou ser o mais inclusivo e participativo, e este encontro faz justamente isso: reunir lideranças heterogêneas para mapearmos o que é tendência em 2024 para Salvador.”, enfatiza Lucas Reis.
Sobre o Scream
O SCREAM Festival é uma oportunidade única para profissionais de diversos setores aprenderem uns com os outros, compartilharem insights e colaborarem em novos projetos. Além disso, conecta profissionais da comunicação e usuários, permitindo que conheçam as últimas tendências em inovação e criatividade e se inspirem com tudo que é compartilhado neste espaço.
Realizado anualmente, o festival é o maior evento de criatividade e mídia do Norte e Nordeste e reúne empreendedores, investidores, acadêmicos, estudantes, artistas e outros profissionais de diversas regiões para discutir as últimas tendências em inovação, criatividade e empreendedorismo.