Na última sexta-feira, dia 12/07, Salvador foi palco do lançamento do livro “Marketing H2H” na Livraria Leitura do Salvador Shopping. O evento contou com a presença de Marcos Bedendo, um dos autores, que realizou uma palestra seguida de uma sessão de autógrafos.
O conceito de Marketing H2H, ou Human-to-Human, apresentado no livro, propõe uma abordagem mais humanizada e estratégica nas relações de marketing. Durante a palestra, Bedendo destacou a importância de olhar para os consumidores como pessoas, e não apenas como pontos em gráficos ou dados em tabelas. “O marketing H2H tende a olhar as relações do marketing através de uma perspectiva mais humana”, explicou Bedendo. “Hoje, especialmente com o marketing digital, acabamos desumanizando as relações, vendo o consumidor apenas como um elemento a ser conduzido para realizar uma compra”.
O marketing H2H, por outro lado, busca resgatar a personalização das interações, semelhante ao que se encontrava em pequenas cidades, onde os serviços eram prestados de maneira pessoal e conheciam-se os clientes individualmente. “A ideia do Marketing H2H é que voltemos a uma perspectiva mais pessoal, utilizando ferramentas como a inteligência artificial para individualizar e humanizar cada interação em larga escala”, afirmou Bedendo.
Ele também destacou a necessidade dos profissionais de marketing serem mais estratégicos, compreendendo o ecossistema ao redor da empresa, incluindo fornecedores, parceiros e consultores. “O marketing H2H olha para todo o ecossistema da empresa, não apenas para o consumidor. É importante entender as relações competitivas e de parceria que existem no mercado para construir um negócio maior e mais sustentável”, pontuou.
Para ele, o sucesso do marketing H2H depende de uma abordagem comunitária, onde todos os stakeholders são considerados e valorizados. “Nenhuma empresa faz tudo sozinha; é preciso um conjunto amplo de pessoas ao redor dela para executar qualquer estratégia com sucesso”, disse Bedendo. Ele exemplificou essa visão ao mencionar o próprio lançamento do livro, que só foi possível graças ao apoio de várias entidades, como a livraria, uma escola local, e a divulgação feita pelo Scream Festival.
O livro foi lançado pela editora Benvirá, e tem como co-autores Philip Kotler, referência na literatura sobre marketing, além de Waldemar Pfoertsch, Uwe Sponholz e o brasileiro Marcos Bedendo.