Durante a realização do Fórum de Propaganda, em dezembro de 1997 na Praia do Forte, foi sugerida a criação de uma entidade que reunisse todos os segmentos do mercado, em torno de um objetivo comum. Naquele encontro ficou claro que interesses divergentes não seriam o melhor caminho para se planejar o futuro de nossa atividade. Assim nasceu a ABMP, reunindo agências de propaganda, veículos e fornecedores, com o único objetivo: Promover ações voltadas para promover o crescimento do mercado local. Uma comissão provisória foi formada para redigir o estatuto e legalizar a entidade, através de registro no 2º Cartório de Títulos e Documentos da Cidade de Salvador, sob o nº 03.030.754/0001-82 de Pessoas Jurídicas.
Durante o ano de 1998 e 1999, a ABMP traçou um plano de trabalho e efetivamente definiu o seu campo de atuação. Inicialmente, foram convidados para compor a diretoria, representantes do mercado local e representantes de outras entidades do mercado publicitário, como ABAP-BA e SINAPRO – Sindicato das Agências de Propaganda.
Com o objetivo de ampliar sua atuação, em 2004 a ABMP deu inicio a sua expansão regional e, em 16 de julho, fundou o capitulo Sul em Itabuna. Em 2005, foram fundados os Capítulos Feira de Santana e Oeste em Barreiras. Neste mesmo ano, foi assinado um acordo de parceria com o CENP. E em 2006, foi fundado o Capítulo Sudoeste em Vitória da Conquista. Hoje a ABMP possui um total de 49 associados.
Também em 2006 foi lançado o prêmio ABMP, evento realizado anualmente, no Dia Mundial da Propaganda (04 de dezembro) e que tem por objetivo destacar o trabalho de profissionais que atuam nos departamentos de marketing de anunciantes, dirigentes de veículos de comunicação, agências de propaganda da capital e interior, e fornecedores de serviços de comunicação.
Com o intuito de romper barreiras e fomentar, ainda mais, o mercado baiano de comunicação, em 2018, a entidade inovou, mais uma vez, lançando o Salvador Creativity and Media Festival, Scream. Já na primeira edição, consolidou-se como o maior evento de criatividade e mídia do norte e nordeste.
Sempre com valor acessível para estudantes e profissionais para ampliar trocas, network e insights, o evento reúne, anualmente, mais de cem palestrantes da Bahia, do Brasil e do mundo, para uma plateia ampla e diversa, em três endereços simultâneos do Centro Histórico de Salvador, valorizando talentos e a capital baiana. A sexta edição, em dezembro de 2023, já está confirmada.
Objetivos:
A ABMP é uma entidade associativa sem fins lucrativos, empenhada em promover o desenvolvimento do mercado publicitário e tem os seguintes objetivos:
1- Aplicar, difundir, estudar e aprimorar os princípios e métodos de informação, voltados para a formação e o aperfeiçoamento de profissionais de publicidade, desenvolvendo e profissionalizando esse mercado;
2- Criar mecanismos para mensurar e disponibilizar informações sobre o mercado baiano;
3- Congregar os segmentos que compõem o mercado – Agências, Veículos, Fornecedores e Entidades;
4- Atuar junto aos poderes públicos, Associações e Federações em questões de interesse do mercado;
5- Promover o desenvolvimento do mercado anunciante.
Discurso de posse
Obrigado, Ana. Agradeço muito a sua confiança, agradeço à todos pela presença e agradeço, especialmente, a presença da minha família, minha mãe Ana, meu pai, Celino. Todas as minhas qualidades são méritos de vocês. Os defeitos são culpa minha mesmo. Agradeço também a presença de meu irmão Vitor e de Tereza Barretto, pessoa fundamental para eu ter abandonado a faculdade de engenharia e ter mergulhado no mercado publicitário. E agradeço também a meus sócios na Zygon, Marília e Urbano, com quem tenho realizado o sonho grande de empreender. Agradeço, especialmente, aos associados da ABMP pela confiança ao me eleger em para este cargo.
Ocupar a presidência da ABMP é uma felicidade, uma honra e uma desafio, daqueles que dão friozinho na barriga. Afinal, é uma responsabilidade suceder o conjunto de profissionais de primeira qualidade que já ocupou este cargo. Estas pessoas deixaram suas marcas e um legado em nosso mercado. São nomes como o de Rodolfo Tourinho, presidente fundador, o de Marcelo Lyra, Ney Bandeira, Pedro Dourado e, mais recentemente, João Gomes, responsável pelo mapeamento mais amplo e atual do mercado que, até hoje, é usado em planejamentos das empresas que compõem nosso setor. E, ainda mais recentemente, suceder Ana Coelho, a presidente que fundou o Scream, o maior evento de criatividade e inovação do Norte e Nordeste, construído graças ao arrojo da Saltur, aqui representado por Isaac Edington, e pela Prefeitura de Salvador. Aliás, foi extremamente inspirador ouvir as palavras do prefeito Bruno Reis na abertura desta edição.
Junto conosco temos também o Sebrae, na figura de Camila Passos, além de pessoas que vestiram a camisa do projeto e que hoje tenho o prazer de chamar de amigos, como Ana Queiróz, Maurício Magalhães, Diego Oliveira e ainda um time incrível, na primeira edição liderado por Potyra e, depois, por Marcela Martins.
A amplitude dos temas abordados no Scream mostra a dimensão do nosso mercado hoje. Tivemos aqui mesas que falaram desde a colonização de marte, a cultura das favelas, o metaverso, ESG, além de falar de TV, mídia exterior e marketing digital, com um casting de palestrantes super diverso, com representantes locais, nacionais e internacionais.
Isso é um reflexo deste momento em que o mercado publicitário é tão relevante. Se, em 1997, quando a ABMP foi fundada, as maiores empresas do mundo eram General Eletric, Shell e Exxon, hoje, este ranking é liderado por empresas que estão no ramo de cativar a atenção as pessoas, ou seja, que estão no nosso ramo. Google, Facebook e Amazon, para citar alguns exemplos, são as empresas que passaram a compor o mercado publicitário nestas duas décadas e aumentaram em muito o nosso poder e influência sobre a sociedade.
E, como se diz, “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Nós estamos no centro de discussões importantíssimas, como o combate a fake news, discurso de ódio, empoderamento de grupos minorizados, preservação ambiental e promoção da igualdade social. Nosso papel não é apenas o de comunicar esses assuntos, mas sim o de apresentar soluções.
Por tudo isso, tenho a certeza de que este é o melhor momento para atuar no mercado publicitário. Hoje, nossas ações podem gerar ainda mais impacto, ao unir a escala da tecnologia com a sensibilidade humana. Algoritmos, plataformas e aplicativos são meios para o propósito de tocar pessoas. Se fizermos parecer que as linguagens de programação são mais importante do que as palavras, não estamos sendo claros. Usamos dados para entender de pessoas.
E quando falo que este é o melhor momento, eu me refiro, também, ao tamanho da oportunidade: por conta da tecnologia, da mobilidade e da conectividade, estamos num jogo global. Salvador da Bahia pode ser um hub que atende o mercado publicitário de todo o mundo. A Tancredo Neves pode ser uma nova Madison Avenue. Pode parecer loucura, mas vale lembrar que Duda Mendonça, a quem homenageamos nessa edição, saiu daqui para moldar o marketing político nacional e internacional. Já temos esse precedente.
Esta imagem de Salvador ser um pólo global virtual me estimula, ressaltando aqui o significado da palavra virtual. Ela não é sinônimo de digital, nem o oposto de real. Virtual tem a mesmo origem da palavra virtude, que vem do latim “virtus” e quer dizer potência, potencial, no sentido de “aquilo que pode ser”. Então, um futuro virtual, é um futuro possível, que pode acontecer. Um mundo virtual é um mundo possível, um mundo que pode existir.
Essa reflexão me levou a uma frase do geógrafo baiano Milton Santos, avô da minha esposa e, consequentemente, bisavô da minha filha, que vai nascer. Ele escreveu certa vez que “o mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir.” O mundo futuro que, em parte, nos amedronta e, em parte, nos fascina, será aquele que nós faremos existir. Todos nós, associados da ABMP, estamos cocriando um mundo, e queremos que ele seja mais diverso, inclusivo, sustentável e próspero. Estamos usando nosso talento, conhecimento e força de trabalho para isso.
Este futuro vai chegando aos pouquinhos, numa jornada longa, e é ótimo embarcar nela na Baía de todos os Santos para ganhar o mundo. Esta viagem, na verdade, é infinita. O futuro nunca chegará, pois, ele é como a linha do horizonte que se afasta a cada passo. Por isso, a regra do jogo da criatividade e da inovação não é ter feito, mas sim estar fazendo.
Por isso, gosto desta metáfora de uma viagem em que o caminho é mais importante que o destino. E, como toda viagem longa, a companhia importa demais. Fico feliz de estarmos juntos, Ana, João, Americo, Vera, Pedrinho e todos vocês. Estamos juntos, associados e os que ainda virão, neste caminho de tornar o mercado publicitário e Salvador ainda mais relevantes e com atuação global.
OBRIGADO A TODOS.
Salvador, 04 de dezembro de 2021.
Lucas Reis
Presidente ABMP
Formada por profissionais que conhecem
Lucas Reis
Gestão 2021 a 2023
Ana Coelho
Gestão 2017 a 2019 / 2019 a 2021
João Gomes
Gestão 2015 a 2017
Pedro Dourado
Gestão 2011 a 2013 / 2013 a 2015
Nei Bandeira
Gestão 2007 a 2009 / 2009 a 2011
Marcelo Lyra
Gestão 2003 a 2006 / 2006 a 2007
Rodolfo Tourinho
Gestão 1998 a 2000 / 2000 a 2003